Categorias: PABX IP Asterisk

PABX IP para pequenas empresas: 4 motivos para investir nessa solução

Mesmo com o desenvolvimento de novos sistemas de comunicação a telefonia ainda exerce um papel fundamental dentro de empresas dos mais diferentes setores, já que é o método mais utilizado, seja para ligações internas (ramais) ou externas (contato com empresas e clientes).

Mas quem pensa que um sistema eficiente de telefonia é útil apenas para grandes corporações está enganado. Pequenas empresas também podem se beneficiar dessa estratégia. Neste artigo você vai saber mais sobre o PABX IP e conhecer 4 motivos para investir nessa solução.

O que é o PABX IP

Para entender esse sistema é necessária uma breve explicação sobre o PABX, sigla para Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados, em tradução livre). É a solução concebida como uma central telefônica, que permite a distribuição das ligações recebidas por uma empresa para sua rede interna de aparelhos telefônicos.

A criação do PABX foi uma revolução para a comunicação no meio organizacional. Antes de sua criação, os sistemas de comunicação dentro das empresas eram caros e pouco práticos: se a companhia operasse com 50 telefones, por exemplo, seria necessária a mesma quantidade de linhas telefônicas.

E o que vem a ser o PABX IP? É o sistema de central telefônica realizado por meio de tecnologia VoIP (voz sobre IP). Todo o tráfego de voz, informações e dados é realizado via internet, ou seja, de maneira digital, e não mais em método analógico.

4 motivos para investir

À primeira vista, o PABX IP parece se adequar perfeitamente às necessidades de grandes negócios, mas o sistema também é perfeito para pequenas empresas. Entre os principais motivos, podemos apontar:

1- Muitas funções em um só sistema

O PABX IP também é chamado de “aparelho All in One” (tudo em um só). Isso porque possui diversas funções além do sistema tradicional de telefonia, como distribuição de chamadas, gravador de conversas, correio de voz, realização de conferências via áudio e e-mail voz.

2- Redução de custos

Essa é uma solução que empresas de todos os tamanhos procuram para suas finanças, e o PABX IP pode ser uma delas. Como esse sistema utiliza a rede de dados para fazer o tráfego de voz os gastos de operação são menores do que aqueles no meio tradicional, o que representa uma economia considerável no balanço final.

3- Melhoria no atendimento ao cliente

Sistemas de espera de chamadas com anúncios ou músicas, possibilidade de atendimento mais personalizado por meio da identificação automática do cliente e encaminhamento direto ao setor desejado são algumas das funções que o PABX IP oferece a fim de melhorar sua relação com seu público.

4- Ganho de produtividade

O sistema permite atendimentos interno e externo mais eficientes, pois torna os processos mais produtivos. É possível, por exemplo, fazer uma extensão do ramal interno para outros dispositivos, como notebooks, celulares e tablets ou encaminhar ligações automaticamente para outros ramais caso a primeira opção esteja ocupada.

Como implementar o PABX IP

Caso sua empresa já tenha um PABX tradicional, é possível fazer uma adaptação da infraestrutura de telefonia existente para garantir o suporte necessário para o novo método. Essa mudança costuma ser feita em pouco tempo e com de baixo custo, sem prejuízos para seu negócio.

Mas se a sua empresa ainda não possui nenhum sistema de telefonia central, a adoção do PABX IP se torna muito mais rápida e prática, pois ela é elaborada a partir de sua demanda e sem a necessidade de adaptação.

Share
Publicado por
admin

Recent Posts

Economize com o PABX IP

Você sabia que o PABX IP pode ajudar sua empresa a economizar minutos em chamadas…

1 semana atrás

Impulsione suas vendas – Revolucione a comunicação empresarial

Olá, pessoal! Hoje, vamos explorar o impacto da telefonia corporativa na era digital. Adotar um…

2 meses atrás

Monitoramento de Agentes: o poder do ezAgent ao seu alcance!

No núcleo do ezAgent, encontramos uma ferramenta poderosa de Monitoramento de Agentes, uma solução feita…

5 meses atrás

Telefonia IP: O que as empresas buscam em um sistema de comunicação?

No núcleo do ezAgent, encontramos uma ferramenta poderosa de Monitoramento de Agentes, uma solução feita…

6 meses atrás

Consultoria em telefonia IP: Saiba como ela pode te ajudar no desenvolvimento de soluções de comunicação

Uma empresa que não se comunica, não desenvolve. Esta afirmação caracteriza a importância de desenvolver…

5 anos atrás

Como o backup criptografado das gravações do seu PABX IP aumenta a segurança da sua empresa?

A criptografia se tornou um dos caminhos mais populares de proteção de informações, principalmente por…

5 anos atrás